Uma das atividades mais importantes dentro da operação de um e-commerce é a gestão de cadastro de produtos que serão ofertados. Por isso resolvemos resumir em 10 dicas para que o os seus produtos sejam atraentes para os seus clientes.

O cadastro dos produtos não pode ser uma tarefa negligenciada jamais, é ali, nas informações do produto que o lojista terá a oportunidade de convencer um visitante a comprar.

Então prepare-se para rever os seus conceitos, e mãos à obra!

1. Tipo de cadastro de produtos

Dependendo da plataforma escolhida para o desenvolvimento da loja virtual, é possível cadastrar os produtos de variadas formas, sendo:

  • Produto simples
  • Produto configurável
  • Produto virtual (ou digital)
  • Pacote de produtos

Os produtos mais comuns de serem encontrados em lojas virtuais são os produtos simples e os produtos configuráveis. O primeiro é um tipo produto que não possui variação. Posso exemplificar como um livro que só é vendido com capa dura, você não tem opção de comprar com outro material ou formato. Outro exemplo é um jogo de videogame para um console em específico, não há como escolher uma variação deste produto, não há opção (pelo menos não conheço nenhuma loja que foi capaz de fazer isso, e eu acho que é possível!)

Já o produto configurável você tem a opção de escolher entre alguns critérios que satisfaçam a necessidade, como por exemplo a cor, o tamanho, a voltagem. Ao comprar eletrodomésticos, se ele não for bivolt, fatalmente será necessário escolher a voltagem para a sua região. Afinal de contas o nosso país tem dimensões continentais e não há um padrão único. Em algumas regiões a tensão é 110v e em outros estados é 220v.

Mas qual é o melhor? A resposta é muito direta: DEPENDE

Vamos aos prós e contras dos produtos simples e produtos configuráveis

Produto simples

Vantagens:
  • É simples, e não gera dúvidas com relação às escolhas do cliente.
  • É mais rápido de ser cadastrado.
  • É mais comum e consequentemente mais aceito nas integrações entre sistemas (ERP, Marketplaces, CRM etc)
Desvantagens:
  • Se você vende produtos que podem possuir variações, você terá que cadastrar um produto simples para cada variação.
  • Você irá repetir o conteúdo do produto dentro da sua loja e isso não é bom para nosso amigo Google.
  • O visitante terá que ficar procurando na loja as outras opções do produto.

Produto configurável

Vantagens:
  • Reaproveitamento de cadastro, ou seja, o processo de registro do produto é um pouco mais complexo, mas pode te ajudar a cadastrar vários produtos ao mesmo tempo.
  • Evita a repetição de conteúdo, e isso o nosso amigo Google gosta!
  • Traz mais comodidade para o seu cliente, que poderá resolver a sua decisão de compra em uma única tela, e não precisará ficar procurando na loja inteira por variações de modelo, tamanho e cor.
Desvantagens:
  • É um processo mais complexo.
  • Se o produto possuir muitas variações, e não for bem organizado, o cliente pode se confundir e não conseguir realizar a compra na página do produto.
  • Pode não ser aceito com facilidade em integrações com outros sistemas.

2. Imagens e Vídeos de produtos

Aqui já estou considerando que o produto possui alguma imagem ilustrando, se não houver nenhuma imagem, é quase certeza que ninguém irá ter a segurança de realizar a compra do produto em sua loja.

Agora, considerando que a imagem está lá, ela realmente está ilustrando o produto? Ela está com uma boa qualidade? É possível ver os detalhes do produto? Consigo dar um zoom e ver os seus vários ângulos? Este é o segundo passo para que a imagem do produto te ajude a vender, afinal de contas a sua loja virtual não tem a oportunidade de mostrar fisicamente o produto ao seu cliente.

Para ficar bom mesmo, o legal é que você consiga ilustrar com vídeos e imagens que mostrem o uso ou aplicação do produto. A partir daí o seu cliente só não vai comprar se ele não quiser! rs.

3. Organização do conteúdo do cadastro de produtos

Os buscadores da internet gostam de conteúdo organizado e estruturado, mas isso tem um motivo, sabe qual é?

É porque as pessoas gostam de ter todas as informações relevantes de forma fácil, e portanto isso é valorizado pelos buscadores.

Bem, então vamos explicar o que seria um conteúdo organizado. Primeiramente é necessário que o seu texto esteja estruturado de forma que haja títulos, subtítulos e parágrafos curtos preferencialmente para facilitar a leitura. Essa estruturação normalmente é realizada pela plataforma, mas ela não faz milagres, ok?

Por fim, utilizar atributos, de forma que dados relevantes sejam vistos e possam ser comparados (se sua plataforma permitir). Os atributos são por exemplo: cor, voltagem, material, fabricante, idade etc.

Acha difícil avaliar se seu site ou loja virtual está bem organizada? Faça um diagnóstico gratuito conosco, CLIQUE AQUI!

4. Textos dos produtos na loja virtual

Cabe aqui uma primeira orientação, e, que talvez seja a orientação que todo especialista em marketing digital para lojas virtuais diz:

Não repita conteúdo de fabricantes e concorrentes!

Reforço a orientação, mas também entendo o lado do lojista que possui 15.000 produtos diferentes em sua loja. E que gastaria bastante tempo na confecção de textos exclusivos. Então o que dá para fazer? Conteúdo similar, ou seja, não copie e colar simplesmente. Tente criar sinônimos, mudar a ordem das informações e colocar um pouco de conteúdo específico de sua loja.Powered by Rock Convert

Ajuda também se você tiver alguns texto padrões e genéricos da loja, das condições de entrega, de pagamento entre outros.

5. Marketplaces

Se você pensa em entrar em Marketplaces, vale a pena fica atento ao seu cadastro de produtos, isso porque cada plataforma (MercadoLivre, CNOVA, B2W entre outros) possuem seus próprios critérios de aceitação de conteúdo.

Explicando e exemplificando…

  • Alguns marketplaces podem aceitar ou não o código HTML em seu conteúdo. E o tamanho do texto da descrição também é limitado. Cada plataforma possui os seus limites.
  • Os atributos de cores são aceitos somente com cores simples. Por exemplo, mesmo que seu produto seja colorido, você deverá informar apenas uma cor, possivelmente a cor predominante.
  • Alguns atributos são obrigatórios. O Mercado Livre por exemplo exige um atributo de tamanho, mesmo que o seu produto não utilize ele.

Não hora de criar aquele conteúdo super exclusivo, cheio de detalhes e efeitos, pense que isso pode virar uma dor de cabeça. Caso queira encarar vender por canais como os marketplaces, então cuidado!

6. Produtos relacionados e produtos agregados

Eu já mencionei em outro artigo Cross-selling e Up-selling aplicados ao e-commerce. O primeiro grande desafio para lojistas virtuais e trazer os clientes para a sua loja. E essa tarefa consome tempo e recurso do lojista. Uma vez que o cliente esteja visitando a sua loja, não perca a oportunidade de retê-lo. Uma maneira de fazer isto é mostrar outras opções e variações de produtos que você pode ofertar.

Mostrar uma opção alternativa ao produto que ele esteja procurando (produtos substitutos). Um pacote promocional (venda agregada) Outros produtos que podem ser do interesse dele e que estão relacionados ao produto que ele procurou (produtos relacionados). Essas são excelentes maneiras de reter e até aumentar o valor de uma possível compra que ele fará em sua loja.

7. Compartilhamento do conteúdo nas redes sociais

Normalmente os bons clientes reconhecem um bom atendimento, ótimos preços e serviços de qualidade, e quando isso acontece, nós dizemos para os nossos amigos sobre essas experiências. No comércio físico (offline) isso é comumente conhecido como o boca-a-boca.

No comércio eletrônico isso também acontece, e se um cliente gostou de um produto ou lembrou de um amigo ou amiga que está procurando determinado produto ou serviço que ele encontrou, logo ele irá enviar uma mensagem ou postar nas redes sociais indicando para algum conhecido.

O ideal é facilitar este tipo de disseminação de informação na redes, e, portanto coloque na página de seu produto um link para compartilhamento. Dessa maneira você irá facilitar e favorecer a publicidade de sua loja e seus produtos.

8. Call To Actions da Loja virtual

Uma coisa que os lojista se descuidam um pouco é a estratégia de onde apresentar as campanhas e vantagens concedidas aos clientes. Normalmente todo o destaque de brindes, promoções, descontos e outras campanhas ficam bem destacados na página principal da loja. Posso afirmar que, apesar de ser a página principal, não será ela, muitas das vezes, que será o cartão de visita da loja.

Isto porque muitos dos potenciais clientes vão chegar em sua loja virtual através de uma procura no Google, Yahoo ou Bing. Os visitantes irão cair diretamente nas páginas do cadastro de produtos, e não na página principal. Se a página do cadastro de produtos não tiver algum destaque que poderia ser interessante para o cliente, ele irá embora. Portanto, não se esqueça de colocar os principais destaques também na página do produto!

9. Cálculo do frete na página de cadastro de produtos

Entregue comodidade e facilidade ao seu cliente, muitas vezes ele está fazendo uma pesquisa rápida e ainda não está no momento de compra. Se ele precisar colocar o produto no carrinho de compras para depois calcular o frete, isto já será motivo para ele abandonar o site da sua loja virtual e procurar o concorrente.

Parece um pouco de exagero, mas é verdade. Pude comprovar isso nos meus próprios testes. Em páginas de produtos que não possuem cálculo de frete, a taxa de abandono (bounce rate), ficava na casa dos 80% ou mais. Depois de implementado o cálculo de frete na página do produto, esta taxa caiu para menos de 60%. Fantástico!

10. Comentários dos clientes

Por fim, mas não menos importante, coloque os comentários de clientes que tiveram a oportunidade de comprar na sua loja.

Nada dá mais confiança para o consumidor do que a recomendação de outro consumidor. Mesmo que seja apenas para dar a impressão que alguém já comprou, e que não foi enganado. Isso é muito poderoso!

Claro que receber recomendações não é muito simples e fácil, mas se for feito de maneira correta e transparente, vai trazer muito resultado positivo $$$

Espero que estas dicas sejam úteis. Conhece ou utiliza alguma outra recomendação? Compartilhe conosco!

Compartilhe suas dicas de cadastro de produtos conosco