O Google é considerado o maior buscador do mundo. E, apesar da plataforma não liberar a quantidade de usuários que possui, é estimado que sejam realizadas 5,5 bilhões de pesquisas por dia. Por isso, entender seu algoritmo de SEO ajuda produtores de conteúdo a entregarem o que a plataforma deseja e ranquear nas primeiras colocações. 

Ao produzir qualquer conteúdo na internet, o criador deve traçar estratégias e seguir direcionamentos corretos com o objetivo de ranquear nos primeiros lugares do Google. Isso se deve ao fato de que os primeiros lugares recebem mais acessos. 

Fazendo um teste mental, lembre-se das últimas pesquisas que você fez no Google. Em alguma delas você chegou a acessar um link no final da rolagem ou passou para a segunda página?

Bem provável que a resposta seja não. Grande parte das pessoas fica apenas nos primeiros links.

Isso se dá pelo fato do público estar cada vez mais imediatista. Assim, ele não quer ter o trabalho de olhar por dezenas de sites diferentes até achar o que procura. 

Assim, o Google atualiza sua plataforma e analisa todos os conteúdos indexados a ela para conseguir ranquear de maneira eficiente os conteúdos que mais atendem a necessidade de pesquisa do público.  

Então, a pergunta que fica no ar é “como o Google faz o julgamento de quem fica no topo?” , e é isso que vamos explicar neste artigo.

 

Desvendando o algoritmo de SEO do Google

.

Google

 

 

.

Antes de começarmos a desvendar o conceito e função do algoritmo de SEO, é preciso especificarmos os termos.

  • O SEO, acrônimo de Search Engine Optimization, é o conjunto de técnicas para ter uma boa posição nas plataformas de busca. 
  • Algoritmo é uma sequência de operações, que têm como objetivo realizar uma tarefa ou resolver um problema. Essa tecnologia cria um sentido lógico dentro de seu processo para identificar as melhores opções. 

Com esses conceitos em mente, fica fácil deduzir como o algoritmo de SEO funciona dentro de um buscador. Seu principal trabalho é utilizar a Inteligência Artificial (IA) e o Machine Learning para melhorar a experiência do usuário, entendendo o comportamento do público, armazenando esses dados e os transformando em comandos para a plataforma. Assim, o Google consegue entender uma pergunta feita e direcioná-la para a melhor resposta. 

 

Mas, como aparecer em primeiro lugar?

.

Pesquisa no google

 

.

Às vezes, parece que são sempre as mesmas pessoas ou empresas que aparecem nos primeiros lugares do Google. Isso acontece pois esses criadores de conteúdo trabalham sua autoridade seguindo uma série de diretrizes que os ajudam a ranquear de maneira mais fácil. 

Um excelente modelo de exemplo é a tríade EAT (Expertise, Authoritativeness e Thrust; traduzida para expertise, autoridade e confiança) que guia todo conteúdo divulgado em meio on-line. Ela baseia alguns conceitos básicos, porém primordiais, que todo conteúdo deve seguir para atingir o 1º lugar do Google. 

 

Conceitos importantes para o SEO

.

SEO e termos relacionados

.

Veja abaixo alguns conceitos que você deve aplicar em seus materiais para que eles tenham uma boa chance de disputar as primeiras colocações no Google.

Conteúdo
O conteúdo que você disponibiliza deve atender uma dor ou necessidade do seu público. Ademais, é preciso que o material seja original e converse com seu público. 

Por isso, escolha seu tópico de assunto com cuidado. O produtor do conteúdo deve ser alguém que domine o assunto ao qual pretende escrever e utilize boas fontes para desenvolver um produto com qualidade. 

Tamanho
Como já foi dito, as pessoas estão cada vez mais imediatistas, por isso se atentar ao tamanho do texto é importante. Ninguém quer ficar lendo um texto que possui  duas ou três mil palavras. Eles são extensos, cansativos, e acima de tudo, enrolam. 

Em contraponto, textos pequenos, 100 ou 200 palavras, possuem um conteúdo raso que não agrega ao leitor e não resolve sua dor. Assim, o ideal é que seu texto fique em torno de 500 a 1000 palavras. Trazer informações relevantes de maneira concisa e objetiva são ideais para proporcionar uma boa experiência ao usuário.

 

Palavra-chave
A palavra-chave do seu texto é importante, mas deve ser usada com cuidado. Ela é um dos fatores que ranqueia seu texto e repeti-la ao longo do mesmo é bom, quando feito de maneira moderada. Afinal, a prioridade é que a leitura seja fluida e natural e não uma repetição constante da palavra-chave. 

Ademais, ela deve ser incorporada na sua URL, título, meta-descrição, subtítulos e primeiro parágrafo. 

Backlinks
Eles são os links de sites terceiros que direcionam para o seu site. Isso significa que seu site é uma referência para a produção de conteúdo de outras pessoas, e elas apontam para você como uma de suas fontes. Isso cria uma rede de confiança, e possibilita um público maior de conhecer seu trabalho. 

Por isso, sempre que necessário, link suas fontes de conteúdo e contribua com essa rede. Porém, tome cuidado com as estratégias de link building não legítimos (fazer link com sites falsos ou que não se relacionam com o seu tema), pois elas são punidas pelo Google.

Autoridade
Sites e blogs que existem a mais tempo, postam conteúdos com frequência e se mantêm atualizados tendem a expressar maior qualidade e se manter na 1ª posição do buscador. 

Por isso, é essencial ficar atento às atualizações e mudanças do algoritmo e, sempre que necessário, adaptar seu conteúdo, mesmo que ele já esteja publicado. Afinal, os robôs do Google fazem varreduras constantes e analisam se um determinado conteúdo ainda é considerado interessante para o público. 

O site faz parte do algoritmo do SEO

 

Um grande erro ao produzir conteúdo para a internet é se atentar a um único ponto, deixando o ambiente macro de lado. Mais do que o artigo produzido, o site no qual ele estará hospedado deve ter um bom SEO para ajudar na hora do ranqueamento. 

 

Por isso, o primeiro passo é se certificar que o Google tem a permissão de rastrear e indexar seus conteúdos na plataforma do buscador. Essa é uma configuração simples feita no site, mas vital para o sucesso. Afinal, se você colocou que não deseja ser indexado, o Google não conseguirá localizar seu site para fazer a ponte entre quem pesquisa pelo buscador e o seu conteúdo.  

 

Após ter certeza que seu site pode ser indexado pelo Google, é ideal utilizar outras plataformas para monitorar erros de rastreamento e outros pontos importantes. Por isso, sugerimos que você utilize o Google Search Console e o Google Analytics.

Por fim, construa um site que seja responsivo, adaptando-se para os formatos de desktop, tablet e mobile. Compacte imagens para ajudar na velocidade e procure a melhor arquitetura da informação, organizando todas as partes do site de maneira lógica. 

 

Inove, cresça e prospere o seu negócio na Internet com a Anelo Digital 

 

O trabalho mais árduo do Analista de SEO é desvendar o funcionamento completo do algoritmo. Afinal, são camadas e mais camadas de detalhes que demandam atenção para que um trabalho seja entregue com qualidade e bons resultados. 

Por isso, a melhor opção para aqueles que querem começar a produzir conteúdo on-line, ou para quem já está cansado de tentar e não conseguir chegar ao topo do Google, é entrar em contato com a Anelo Digital

Esqueça as dores de cabeça, e gastos de tempo e dinheiro desnecessários. Coloque seu conteúdo nas mãos de profissionais especializados que trarão a solução para os seus problemas.