Todo internauta está acostumado a disponibilizar seu e-mail para as empresas. Isso pode acontecer na realização de um cadastro nas redes sociais, durante uma compra online, para fazer uma inscrição em um evento, ou receber um material gratuito.

O intuito por trás desse pedido das empresas é a coleta de dados. Afinal, com o e-mail de diversos usuários em mãos, uma empresa consegue construir seu mailing e elaborar boas estratégias de e-mail marketing, com o objetivo de nutrir seu público com conteúdo relevante e criar um fluxo que os leve até a compra ou a fidelização do consumidor à marca.

Desse modo, as empresas conseguem um contato mais direto e personalizado com seus leads, sem a necessidade de um grande investimento. Por isso, o e-mail marketing ainda é um excelente recurso de vendas e relacionamento que deve ser utilizado. 

Por que investir em um planejamento de e-mail marketing? 


O trabalho de e-mail marketing gira em torno de um consumidor que oferece seu endereço eletrônico a uma empresa de forma gratuita e espontânea. Assim, é possível identificá-lo como uma pessoa interessada no conteúdo e produtos e/ou serviços que a empresa tem a oferecer.

Conforme mostra a pesquisa de 2018 da Rock Content, Email Marketing Trends, 95,9% de seus entrevistados conferem suas caixas de e-mails todos os dias. Isso representa uma parcela considerável do público que está constantemente vendo os e-mails que as empresas enviam e, potencialmente, engajando com os mesmos.

O investimento em e-mail marketing se mostra promissor devido aos altos números de aceitação que o conteúdo tem, além de provar que possui um ótimo custo-benefício. Segundo a pesquisa da Direct Marketing Association e da Demand Metric, o ROI médio de uma campanha de e-mail marketing é de 122%.

Nesse modelo de campanha, as empresas conseguem gerar uma comunicação personalizada, individualizando seus conteúdos. Com isso, o possível consumidor que forneceu seus dados recebe conteúdos e ofertas exclusivos para o seu perfil e momento dentro do funil de vendas. 

Essa assertividade gera nos leads uma boa sensação, mostrando que a empresa se atenta a suas necessidades, contribuindo para aumentar seu senso de valorização e apreciação pela marca. Consequentemente, isso se converte em uma alta taxa de abertura dos e-mails enviados. Afinal, se uma empresa envia constantemente informações que são úteis e precisas para seu consumidor, por que ele não continuaria interagindo com os e-mails enviados? 

Ademais, o e-mail marketing permite a segmentação do público, agrupando comportamentos semelhantes e otimizados suas ações. Assim, é possível enviar e-mails distintos para grupos que apresentam características diferentes, sem que a mensagem perca sua personalização e caráter individual e exclusivo. 

Campanhas de Email Marketing

O que deve conter em uma campanha de e-mail marketing?

Os profissionais especialistas na área entendem o comportamento do consumidor, e os passos necessários para atingir o objetivo da empresa, seja esse uma venda, fidelização do público, entre outros. 

Diversos modelos de e-mail marketing podem integrar uma campanha, por exemplo:

Newsletter: Conteúdos gratuitos e frequentes (semanais, quinzenais ou mensais) com o objetivo de ajudar os leads. Eles são representados pelo compartilhamento de artigos em blog, dicas e novidades que podem interessar o possível consumidor. 

E-mail Promocional: Busca a conversão do lead por meio de uma ação real. Muitas vezes, são os clássicos e-mails apresentando os produtos/serviços e seus preços, assim como e-mails contendo promoções de caráter financeiro. Nesta categoria também encontramos as conversões mais sutis, como presenças em eventos, downloads de materiais ou até mesmo um simples feedback. 

E-mail comemorativo: Celebram junto ao consumidor um momento importante, como forma de gerar conexão. Dentre as datas mais celebradas estão o Natal, Ano Novo, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, aniversário da empresa, o aniversário do próprio consumidor, etc. 

O valor de um bom fluxo de e-mails 

O fluxo de e-mails começa no agrupamento de consumidores com características semelhantes. Afinal, entendemos que cada grupo de pessoas está em uma fase diferente do funil de venda, e, portanto, deve receber um conteúdo diferente. 

Imagine que um lead forneceu seu e-mail para receber um material gratuito da sua empresa, e os únicos e-mails enviados para ele durante a campanha de e-mail marketing da sua empresa tinham o foco em uma venda maçante.

Esse lead, muito provavelmente, não está no fundo do funil. Afinal, não houve a nutrição dele. Ele não recebeu conteúdos relevantes o suficiente a respeito da sua empresa para confiar nela e eventualmente investir em uma compra. Com isso, a tendência é de que ele não abrirá os e-mails enviados e se tornará um lead inativo (ou seja: um lead perdido).

Por isso, é vital montar um fluxo que vise a conexão com o cliente, a apresentação da marca, demais benefícios que a empresa oferece fora do quesito vendas, como a empresa se mostra presente na vida do cliente, etc. Todos esses pontos devem ser trilhados durante o fluxo de e-mail marketing.

Ademais, identificar como o público interage com o primeiro e-mail enviado é importante. Ele será a base na qual a empresa construirá seu fluxo de e-mail marketing, e determinará qual será o próximo e-mail.

Analisar os e-mails entregues, e-mails abertos, links clicados, taxa de rejeição e taxa de conversão são pontos cruciais para que a empresa entenda o que o lead procura naquele momento e consiga entregar o esperado. 

Com isso, a criação de bons fluxos de e-mail e uma análise constante são ideais para que possíveis falhas sejam identificadas, correções sejam feitas e eventualmente aconteça a otimização da campanha. 

Fazer isso sem a ajuda de um profissional que entenda como montar os fluxos pode ser uma dor de cabeça para donos de empresas. Por isso, a Anelo possui especialistas em e-mail marketing e está pronta para ajudar você e o seu negócio a crescerem. Entre em contato