Campanhas de Marketing Digital e a privacidade do usuário: novas regras

Com o passar dos anos, a internet vem se tornando um meio cada vez mais abrangente e capaz de impactar muitas pessoas e suas relações, de forma rápida e eficaz. Com isso, o marketing digital se desenvolveu como uma ferramenta de divulgação e desenvolvimento de marcas e vem crescendo cada vez mais, ganhando espaço no mercado. Porém, com as constantes atualizações que o mundo virtual vem sofrendo, esse pode se tornar no futuro um meio eficaz e pouco seguro. 

Desde 2020, muito tem se falado sobre a “Lei das Fake News”, um projeto de lei (PL 2630) que está em pauta de discussão. Sua aprovação pode mudar o futuro da internet e das ferramentas que fazem parte do desenvolvimento do marketing digital.

Mas você sabe em que esse PL pode impactar na vida de todos nós usuários ?  No blog de hoje, vamos te contar tudo sobre ele e como o marketing digital poderá se adaptar às mudanças. 

Marketing Digital e a PL 2630

O Marketing Digital é uma poderosa ferramenta que utiliza a internet para gerar maior visibilidade e atingir públicos maiores, e vem apresentando um crescimento exponencial nos últimos anos. Essa ferramenta é muito utilizada por várias empresas, e principalmente por aquelas que buscam maior projeção de seus negócios.

O PL 2630 vem sendo discutido desde o ano de 2020 e promete garantir a liberdade de expressão nas redes. No entanto, o que está por trás disso é a instituição de novas regras que devem determinar o que grandes plataformas como o Google e Facebook devem deixar claro suas formas de atuação. 

Inicialmente, o projeto de lei identifica-se mais com a elaboração de regras e organização do uso da informação. Mas a forma de ação dos domínios e dados propostos podem incomodar os usuários, que devem ter limitações ao acesso às informações. 

No fim do ano de 2020, empresas como o Google, Facebook, Twitter, Mercado Livre e Instagram divulgaram uma carta demonstrando o seu receio de que o PL influencie negativamente na publicidade digital. É importante salientar que os meios são a favor da criação de leis que impeçam a propagação de notícias e informações falsas.

O que muda para as estratégias de publicidade?

Para a publicidade e o Marketing Digital, a aprovação desse PL oferece risco para uma das principais ferramentas utilizadas, que é o direcionamento de mensagens publicitárias para quem busca sobre aquele assunto, além de oferecer outros riscos para esse setor.  Essa medida fará com que novas estratégias tenham que ser elaboradas, para que os resultados não sofram queda e sigam sempre em ascensão. 

A possibilidade de haver essa necessidade de mudança, reforça ainda mais o trabalho das agências de marketing digital e a importância da contratação delas para melhorar os resultados da sua empresa. 

Na Anelo Digital, nós atualizamos constantemente e buscamos novas formas de trabalho, dia após dia, para que nossos clientes não sejam prejudicados com possíveis mudanças que possam ocorrer com o tempo.

Acompanhe nosso blog para mais assuntos como esse e nos conte o que você acha a respeito do PL 2630, através de nossas redes sociais.