O gerenciador de anúncios do Facebook é uma ferramenta da rede social que possibilita a veiculação de anúncios no Instagram, Messenger e, claro, Facebook.

A funcionalidade é similar a de outras ferramentas de gerenciamento de publicidade online, como o google ads. Assim, o gerenciador do Facebook permite que você desenvolva anúncios e campanhas para alcançar um público específico. É utilizando o gerenciador do Facebook que, por exemplo, uma empresa consegue alcançar o público usando estratégias de marketing digital e publicidade online.

Conheça quem é seu público

Para encontrar e se conectar com o cliente ideal, é importante entender qual a persona, ou seja, quem é o seu cliente. Qual a faixa etária? Quais lugares ele costuma frequentar? Qual aspecto do seu produto se conecta com a necessidade do seu cliente?

Todas as dúvidas fazem parte do processo de desenvolver o persona e, assim, conseguir direcionar os anúncios e campanhas para as “pessoas certas”. Dessa maneira, o alcance focado permite com que você segmente melhor o público e tenha mais chances para encontrar as pessoas mais prováveis de se tornarem clientes valiosos.

Crie campanhas para o seu público

Após definir a persona, o tipo de pessoa que consumirá da sua marca, é importante, então, desenvolver um material focado na perspectiva desse público. É possível, utilizando do gerenciador de anúncios, selecionar a opção de anunciar para a categoria “Público Inteligente”.

Assim, filtra-se para quem os anúncios e campanhas serão mostrados, utilizando de dados como idade, localização e interesses da persona. Além disso, é possível  definir o período que a campanha ficará ativa e qual o valor a ser investido diariamente nela durante esse tempo.

Outro detalhe indispensável, é já desenvolver o conteúdo do anúncio na linguagem do público alvo. Você não falaria gírias “jovens”, por exemplo, para divulgar conteúdos mais sérios ou direcionados para a terceira idade.

Como funcionam os orçamentos no gerenciador do  Facebook?

Definir um orçamento para suas campanhas quer dizer orçar e reservar uma quantia para o anúncio. De acordo com o Facebook Business, existem dois tipos de anúncios que merecem atenção ao se planejar.

A princípio, vale definir se orçará um conjunto de anúncios ou uma campanha. A diferença entre os dois é simples: o conjunto de anúncios se trata de orçamentos individuais com valores diferentes para cada, levando em consideração sua meta. Essa opção tem como maior benefício ter mais controle sobre a veiculação dos anúncios. Nesse caso, é importante ponderar: o valor total gasto somando todos os anúncios; se existe uma grande diferença entre o tamanho dos públicos de um anúncio e outro; se as metas dos anúncios se diferem entre si.

Todavia, se os casos citados acima não te atendem, o orçamento de campanha pode ser uma opção mais ideal. Este, diferente do conjunto de anúncios, se refere a uma otimização do orçamento da campanha (CBO).

Em outras palavras, pode-se definir um orçamento que será dividido de maneira igual e contínua para os conjuntos de anúncios com as melhores oportunidades. Escolhendo esta opção, beneficia-se dos anúncios com melhor desempenho e maior veiculação.

Vale, neste caso, levar em consideração alguns pontos, como: 

  • Flexibilidade no orçamento total; 
  • Como os resultados da campanha são medidos; 
  • Simplificação do gerenciamento da campanha; 
  • Objetivos dos conjuntos de anúncios dentro da mesma campanha.todo o conjunto de anúncios tem objetivos e importância similares.

Como criar um anúncio no gerenciador do Facebook?

O Gerenciador do Facebook é bastante intuitivo e reserva duas opções na hora de criar uma campanha: criação guiada e criação rápida. A primeira opção funciona melhor para quem já tem algum tipo de experiência em criar campanhas.

Já a segunda, por ser guiada, funciona como um passo a passo de como desenvolver a campanha. Independente do formato escolhido, o Gerenciador vai “lembrar” da sua escolha e automaticamente iniciar assim na próxima vez que for criar uma campanha.

Toda empresa que pretende ter visibilidade nas redes sociais precisa ter uma boa estratégia de gestão neste importante canal.  As redes sociais são fundamentais para a exposição do seu negócio (serviços e produtos). Afinal quem não é visto não é lembrado. Aqui na Anelo podemos profissionalizar a gestão das redes sociais da sua empresa, melhorando a comunicação, conectando sua empresa com o seu potencial público-alvo.