Uma empresa especializada em e-commerce que se preza deve testar incansavelmente todas as opções disponíveis de ferramentas, canais, soluções, mandingas e santos que podem ser aplicados nas lojas online. No entanto, a verdade, ou melhor, os resultados obtidos com os experimentos podem ser muito diferentes em cada contexto. Escrevemos este novo artigo para compartilhar impressões e resultados obtidos em um dos nossos projetos utilizando o Google Shopping.

Utilizando o Google Adwords como um canal de aquisição para a loja virtual, e com um esforço de segmentação, estudo do produto, precificação entres outras atividades necessárias, conseguimos bons resultados, com um CTR próximo do 10% para algumas categorias de produtos. No entanto, precisávamos testar um canal de link patrocinado com mais escala e que apresentasse o produto diretamente ao consumidor. Optamos por testar e aplicar o Google Shopping.

PARA QUE SERVE O GOOGLE SHOPPING

O Google Shopping, a exemplo do Mercado Livre, é um marketplace, ou seja, um local que concentra uma grande quantidade de lojas e produtos, o que facilita para o consumidor a procura e a aquisição de produtos. No entanto, é necessário que o cliente entre no Google Shopping para comprar os produtos, tornando a conversão destes clientes mais difícil. A partir daí que é necessário vincular o Google Shopping com o Google Adwords, para que os produtos anunciados no marketplace fiquem visíveis nas redes de pesquisa e display do mecanismo de busca.

Para iniciar no Google Shopping, é necessário inicialmente ter uma conta no Google Merchant Center e criar a lista de produtos. Em nosso caso, utilizamos uma integração entre a loja virtual (Magento) e o Merchant Center, facilitando muito o processo de carga dos produtos. Claro que tivermos que fazer algumas adaptações para compatibilizar os cadastros, mas nada que umas poucas horas não resolvesse. É possível inserir os produtos manualmente por meio de planilhas, mas a atualização dos produtos e dos preços fica proibitivo caso tenha um sortimento de produtos grande.

Depois de criada a conta no Merchant Center e feita as cargas de produtos (sincronização dos produtos da loja virtual), precisamos associar a conta do Google Adwords que irá divulgar os produtos na rede de pesquisas do Google. E por fim, dentro do Google Adwords, configurar uma campanha de Google Shopping.Powered by Rock Convert

Importante avisar que os cadastros não acontecem de imediato. No Google Merchant Center há um processo de homologação do cadastro, e somente quando os produtos são aprovados que é possível apresentá-los nas campanhas do Google Adwords.

CONCLUSÕES ATÉ O MOMENTO

De uma maneira geral, estamos gostando de utilizar este canal comparado a um anúncio do Google Adwords. Mas vale lembrar que estamos utilizando para uma loja que tem uma quantidade grande de SKUs, e portanto para lojas que possuem poucos produtos não é garantido que tenha o mesmo resultado.

Observamos os seguintes ganhos e benefícios comparado a uma campanha regular na rede de pesquisas:

  • Facilita a vida para quem precisa divulgar muitos produtos, realmente fica mais fácil e rápido.
  • O custo geral do CPC ficou uns 30% mais barato comparado às outras campanhas de rede pesquisa.
  • Um novo indicador nos foi apresentado que é a intenção de busca por produto. Fica mais fácil visualizar os produtos mais procurados, e portanto usar outras táticas de aquisição de cliques e vendas.

Como principal desvantagem vejo a exposição dos produtos lado a lado com a concorrência, e que muitas vezes possuem preços melhores, e portanto poderão atrair o seu cliente.

Possui outras experiências para compartilhar? Comente!