Uma boa navegação é essencial para qualquer site na internet, e se o internauta não simpatizar com o seu site, ele simplesmente irá fechar a janela e procurar a informação de interesse em outro lugar. Quantas vezes, durante a procura de um determinado assunto, selecionamos os cinco primeiros sites que foram retornados da busca do Google (ou outro buscador), e ao bater o olho no site vemos uma infinidade de propaganda e textos pequenos. A primeira impressão é que entramos no site errado e que dificilmente encontraremos o que procuramos nesse site. Agora imagina o impacto para uma loja virtual ?!

Uma boa impressão de site, ou loja virtual, é causada por vários aspectos, mas posso citar alguns que são básicos e que precisamos prestar bastante atenção, são eles:

  • Facilidade em entender a organização das informações, ou seja, como é organizado os menus e como as seções do site são divididas.
  • Utilizar uma ferramenta de pesquisa para encontrar as informações, independente de onde ela está localizada.
  • Visual e cores do site.
  • Velocidade de carregamento.

Padrão de imagens

Dentre os vários aspectos, tem uma coisa que me chama bastante a atenção e sempre me irrita ao navegar em lojas virtuais. É um pequeno detalhe, mas que pode fazer diferença na empatia para o seu cliente. Como já citei no artigo Categorias de produtos na loja virtual, as pessoas gostam de seguir um padrão, e ao se depararem com a sua loja, rapidamente esse padrão será entendido (obviamente se sua loja estiver utilizando um padrão. rs). Padrões são coisas muito boas para tudo, e para as lojas virtuais eu diria que são regras inegociáveis.

Um padrão que defendo é das imagens, seja pela qualidade apresentada (ter imagens de baixa qualidade na loja virtual é um péssimo cartão de visitas) ou pelo tamanho das imagens que são mostradas, e quando esses tamanhos não são padronizados, ao navegarmos nas várias imagens de um determinado produto, podemos nos deparar com alterações na janela de visualização, e isso irá forçar as pessoas a ficarem trocando a posição do mouse para mudar entre as imagens, isso é irritante!

Use um padrão de tamanho nas imagens

Para resolver esse problema eu vejo duas opções:

  1. A sua plataforma de loja virtual já faz tudo!
  2. Organize, catalogue e trate as imagens.

A primeira opção é sem dúvidas mais simples e mais rápida, no entanto, creio que nem todas as plataformas estão preocupadas em fazer isso (eu realmente não conheço todas as plataformas disponíveis para loja virtual, até porque neste exato momento deve estar saindo mais alguma no forno e não deu tempo para experimentar. rs). A segunda opção é mais trabalhosa, mas aí lembro do ditado que diz: “no pain no gain” (nada se consegue sem trabalho). Haverá independência da plataforma utilizada e será possível controlar e melhorar as imagens, e o trabalho não é tão difícil.Powered by Rock Convert

Cito três opções de ferramentas para fazer isso, mas já adianto que há inúmeras, e sugiro optar por aquela que terá maior facilidade em manusear.

  1. Adobe Photoshop. Talvez a ferramenta comercial mais conhecida para tratamento de imagens. É paga!
  2. Pixlr Express. É uma ferramenta 100% online da Autodesk e que permite fazer ajustes bem rápidos nas imagens, é muito boa, e é grátis!
  3. Gimp. É um editor de imagens Open-Source que é quase um Photoshop, só que é gratuito.

A ideia aqui não é trazer um passo a passo de como fazer, mas em essência, é tratar as imagens para manterem a mesma resolução que será utilizada por todas as imagens dos produtos em sua loja virtual, e normalmente isto é feito nas ferramentas para alteração do tamanho da imagem (image resize). Em alguns casos, quando a imagem não possui a proporção que é utilizado no padrão que você definiu, é necessário alterar a área de impressão (canvas resize).

Como dica bônus, sugiro a utilização de um serviço de redução de tamanho das imagens, chamado TinyJPG. Esse serviço, que é gratuito, promove a redução do tamanho das imagens em até 90%, e isso fará com que a navegação na sua loja fique bem mais rápida. O processo é muito simples, ao acessar o site você já terá uma janela para inserir as imagens que deseja reduzir, após a inclusão (podem ser várias imagens ao mesmo tempo), o site irá disponibilizar o link para baixar a nova imagem e pronto!

Espero que estas dicas tenham sido úteis.
Boas vendas!