O último dia 12 de maio do ano de 2022 foi marcado por mais um encontro do grupo SPV – E-commerce em Belo Horizonte, que nasceu por iniciativa do CEO da Anelo Digital, Marcus Sucupira, com objetivo de gerar discussões voltadas para o comércio eletrônico. O tema motivado para o encontro foi direcionado para os novos caminhos do e-commerce junto ao atendimento, vendas e marketing digital.

Todos os participantes presentes no encontro possuíam algum empreendimento voltado para o mercado de vendas on-line. As discussões foram enriquecidas por relatos e vivências do dia a dia. 

Dentre vários participantes, podemos destacar a presença de  Leonardo David, membro da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, que apontou a necessidade de formação tecnológica para a mão de obra da região Belo Horizonte e para o estado de Minas Gerais. David destacou também a importância de trabalhar as ferramentas digitais para o comércio eletrônico, salientando que os maiores desafios para vender na internet estão voltados para o uso eficaz do marketing digital para alavancar as vendas. 

Atendimento ao cliente e tecnologia

O tema atendimento ao cliente foi inicialmente abordado pelo CEO e co-fundador da Helena.app, Guilherme Rocha, que apresentou a plataforma de atendimento whatsapp, um sistema simples e robusto, rápido de implementar, pensado para os pequenos e médios varejistas e também nas empresas de e-commerce. A criação dessa plataforma acontece em um momento oportuno para entender como o atendimento pode ser um diferencial, e qual seria a necessidade de estar conectado para atender o público e também ativar novos clientes.

Dando continuidade ao tema de serviços de atendimento ao cliente,  foi apresentado por Éder Melo, CEO da Wave Lojas Virtuais, o atendimento “Chatbot”. O atendimento por Chat Bot possibilita a utilização de várias funcionalidades dentro de uma venda, como a integração ao e-commerce, recuperação de carrinho de compras abandonado, rastreio de entrega da mercadoria, por venda no e-commerce e ao atendimento via whatsapp, possibilitando a gestão adequada do atendimento.

As discussões abordaram a necessidade de iniciativas facilitadoras como: oficializar a plataforma de clientes, organizar as vendas, além dos desafios enfrentados para realizar um bom atendimento dentro do processo de venda. Também entrou na pauta de discussão quais os possíveis desenvolvimentos para a análise das campanhas de marketing do e-commerce, os custos por medição e até onde as redes sociais podem ajudar a medir e auxiliar as campanhas de marketing.

Case de whatsapp e venda humanizada

Para finalizar o encontro, Pedro Ivo, sócio da Dito CRM, contou sobre algumas marcas que começaram a envolver os vendedores de lojas físicas na estratégia de relacionamento com os clientes por meio do WhatsApp. Uma delas foi a C&A, que passou a trabalhar melhor a base de consumidores, colocando centenas de novos funcionários contratados para atuar fazendo contatos com os clientes em campanhas segmentadas conforme características e comportamentos. Outro caso interessante foi a Track&Field, em que todas as vendedoras passaram a se relacionar via WhatsApp com sua carteira de clientes, mesmo estando com as lojas físicas fechadas, direcionando as clientes para o e-commerce. “As marcas entenderam que precisam ir atrás do consumidor, mas isso deve ser feito de forma relevante para as pessoas, não apenas na hora de vender”, apontou Ivo.

Marketing Digital: importância para o e-commerce

Em todos os momentos, percebe-se a importância e a necessidade das empresas desenvolverem um marketing digital para alcançarem vendas e visibilidade na internet. É importante que todos conheçam as ferramentas disponíveis no mercado para o desenvolvimento da sua marca, fortalecendo o comércio eletrônico e suas formas de divulgação e atendimento.