Certamente você já tem sua conta no Instagram com vários seguidores e acompanha várias empresas pela rede social também! Várias empresas se apresentam e utilizam o instagram com o objetivo de alcançar mais seguidores e clientes. Sendo assim, o instagram oferece vários formatos de postagens e apresentação do seu produto ou serviço nas redes sociais!  

No BLOG de hoje você poderá conhecer os formatos de postagem e sua importância no marketing digital!

Instagram: Estratégia de conteúdo!

Aqui no blog da Anelo Digital, já falamos sobre a função do gerenciamento de redes sociais dentro de uma empresa. Dentre essas funções, temos a criação da estratégia de conteúdo como um dos sólidos pilares para a construção da imagem da sua empresa, pensando nos diversos formatos disponíveis na plataforma do Instagram.

Analisando todas as possibilidades e ferramentas disponibilizadas no instagram, percebemos a importância de usarmos se utilizadas da maneira correta, podem te ajudar – e muito! – a levar seus negócios mais longe. Você sabe quais são essas ferramentas e pra que elas servem? Pois é, nem só de reels vive um perfil! 

Nesse artigo, vamos te ensinar como você pode usar cada um dos formatos de conteúdo do Instagram para alcançar objetivos específicos no seu negócio. 

 

O formato Reels

O reels possui diversas vantagens em relação à entrega do conteúdo, por suas características e principalmente por seu formato privilegiado de consumo (vídeos de curta duração), que tem sido uma tendência de consumo do público em geral. Esse último fato faz com que a chance do conteúdo ser recomendado dentro da aba “Explorar” do Instagram seja muito maior, em comparação a outros formatos de conteúdo, tornando-o mais propenso a alcançar maior número de visualizações e curtidas. 

Isso faz dele o formato queridinho do momento e ideal para quem prioriza o alcance, ou seja: a quantidade de contas que seu perfil pode alcançar, sejam de clientes já conhecidos ou novos públicos potenciais. 

O formato stories

Você certamente já ouviu a frase: “Pessoas se conectam com pessoas”. Essa máxima tem sido um destaque no comportamento do consumidor nos últimos tempos. Cada vez mais, as pessoas desejam experiências autênticas com marcas. Mais do que apenas consumir, a experiência com um produto, desde a compra até sua qualidade, tem sido cada vez mais valorizada pelo público. 

Esse ponto é justamente a maior possibilidade dos stories: gerar conexão com os seus clientes. Isso acontece porque esse formato te permite mostrar coisas com as quais o público se identifica: processos, backstage da sua empresa, entre outras coisas que geram identificação do público que você já tem com o produto ou serviço que você oferece. 

Essa conexão é importante porque influencia em questões importantes, como o branding da empresa, posicionamento no mercado, fidelização de clientes, entre outros. 

Conforme destacado por Philip Kotler, considerado o pai do Marketing, adquirir novos clientes custa, em média, 5 a 7 vezes mais caro do que manter os que você já possui. Isso faz com que o formato stories seja um grande aliado nesse assunto, pois quanto mais conectado o seu cliente for à sua marca, maiores serão as chances de se tornar um consumidor recorrente do seu produto/serviço.   

O formato carrossel

Um estudo realizado pelo Insider comprovou que legendas de até 10 palavras combinadas com carrosséis são o tipo de conteúdo favorito dos usuários para interagir

O grande trunfo do formato carrossel é a atração do que chamamos público qualificado: normalmente, as pessoas que são atraídas por esse tipo de conteúdo já tem um interesse prévio no assunto que será abordado. Dessa forma, geralmente se trata de pessoas que já possuem um certo grau de conhecimento no assunto, ou estão em busca de aumentar esse conhecimento.

Esse fato torna o carrossel um formato interessante para trabalhar a autoridade dentro de um determinado assunto, fortalecendo a imagem de que sua empresa, de fato, tem know-how nos serviços prestados. 

 

Instagram

Como utilizar os formatos na sua estratégia

Uma estratégia eficaz de mídias sociais leva em consideração os diferentes pontos fortes de cada tipo de formato para potencializar os resultados.

Como uma dieta bem equilibrada, é importante que uma boa estratégia contemple diversos formatos de conteúdos, testando e atestando sempre aquilo que funciona melhor para o seu público. 

Esse conteúdo foi útil para você? Aqui na Anelo Digital, você pode ter acesso a serviços de Gerenciamento de Redes Sociais que sejam exclusivos e adequados para seus objetivos de negócios!  Entre em contato conosco e saiba mais!