Ter uma presença online se tornou uma obrigação para qualquer marca. Assim, o gerenciamento das redes sociais deve ser pensado desde o início da jornada. Desse modo, a empresa não será apenas mais uma que só faz publicações desconexas e sem nenhuma estratégia por trás. 

As redes sociais estão aqui para que empresas mostrem seu valor. Elas são o caminho pelo qual é possível se comunicar com os clientes e fazer a promoção da marca em si, e dos produtos que ela oferece. 

Porém, esperar tudo isso sem um planejamento bem definido e um bom gerenciamento é um tiro no escuro que nunca dá certo. Por isso, leia abaixo alguns dos principais passos que você deve seguir para fazer o gerenciamento das redes sociais.

 

Vamos entender mais do gerenciamento das redes sociais

 

.

O gerenciamento de redes sociais é o processo de entender como cada rede social funciona para a sua marca e como aproveitar isso para crescer no mercado. O processo em si pode parecer simples mas envolve diversas etapas para obter um resultado de qualidade. Elas são:

  • Estabelecer uma estratégia;
  • Identificar o posicionamento da empresa;
  • Desenvolver o planejamento de publicações;
  • Realizar as postagens;
  • Levantar e monitorar os resultados. 

 

Primeiramente, preciso estar em todas as redes sociais?

 

A resposta mais simples é: não, você não precisa estar em todas as redes sociais. 

Você precisa estar nas redes nas quais o seu público se encontra. Normalmente, o Facebook e o Instagram apresentam uma variedade grande de públicos, e é difícil imaginar um nicho que não esteja lá. 

Contudo, quando passamos para as outras redes sociais como TikTok, Twitter, LinkedIn e Pinterest vale a pena fazer testes para identificar a presença do seu público naquela rede e se, investindo nela, você terá bons resultados.

 

A construção de uma boa estratégia para as redes on-line

 

 

Quando você começa a pensar nas redes sociais como um ponto importante do seu negócio, você deve estar preparado para tirar um tempo para focar na estratégia antes de começar a colocar a mão na massa. Afinal, sem estratégia você estará investindo tempo, dinheiro e esforço à toa.

Comece analisando qual é o principal objetivo das suas redes sociais. Ele será o ponto de partida para o desenvolvimento da estratégia. Porém, ele varia dependendo da empresa e seu nível de maturidade no mercado. 

Você pode optar, a princípio, pela divulgação da marca, comunicação com os clientes, criação de uma comunidade, disponibilizar conteúdo gratuito ou vendas. Lembre-se que nenhuma estratégia é permanente e eterna. Ela dura até concluir seu objetivo. A partir desse ponto, a empresa deve traçar uma nova estratégia para conseguir avançar no mercado. 

 

 

Calendário e horário de postagem

 

Calendário de postagem
.

Após decidir qual será o objetivo da sua comunicação, você deve montar um calendário de postagens. Ou seja, um arquivo no qual fique organizado quais assuntos você quer falar e o que deve ter de arte e legenda.

O calendário serve para você e seu time se organizarem perante aos assuntos que serão tratados, sempre lembrando que eles devem conversar com a estratégia definida. 

Nele, você constrói a maneira da sua comunicação, se ela será mais divertida e informal, ou mais séria e formal, além de decidir por quais tópicos trazer. No início, tudo será um teste para ver como o seu público reage. Assim, a partir das reações, você molda os conteúdos até se encaixarem perfeitamente com o que seu público procura. 

Ademais, o horário no qual você posta esse conteúdos é muito importante para que ele atinja um número maior de pessoas. Para isso, não existe um horário certo para todos. Afinal, cada público se comporta de uma maneira diferente. 

Algumas plataformas, como o Facebook e o Instagram, oferecem esses dados e dão insights dos melhores horários para que você organize suas postagens. Porém, caso alguma plataforma não ofereça esses dados mais facilmente, você deverá fazer testes em diferentes horários para ver em qual período do dia seu público mais engaja.

 

A análise dos resultados para o gerenciamento das redes sociais

 

A primeira análise dos resultados deve ser feita após um mês do início da estratégia. Assim, você deixará este teste ocorrer por um bom tempo e poderá ver resultados reais e nem pressa. 

As métricas que você deve analisar devem ser condizentes ao objetivo traçado no início dessa caminhada. Não adianta reclamar que não houve vendas, se o objetivo inicial era a construção da marca, correto?

O Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter oferecem dados relacionados ao alcance e engajamento que as publicações tiveram. Com isso em mãos, é possível fazer uma análise do que deu bons resultados e do que não vingou da maneira esperada. 

Por fim, é importante que todos os dados sejam analisados como uma forma de identificar pontos de melhora. Assim, a estratégia sempre avançará conforme o interesse da empresa e seus objetivos. 

Gostou desse tema? Clique aqui e aprenda mais sobre outros meios que você pode usar para ter uma presença na internet.