Entenda como funciona o e-commerce para sua loja online! Acompanhar o mercado pode ser um desafio, principalmente se você não está 100% alinhado e atualizado com o mundo digital. Para as pessoas que empreendem com vendas, o mercado online é inevitável já que a modernização por meio de sites e lojas online não param.

Seguindo a noção de desenvolver uma forma de venda online, ou seja, e-commerce, existem alguns detalhes que são importantes e valem toda a sua atenção. Em primeiro lugar, é importante esclarecer que e-commerce se trata de um comércio eletrônico.

Ou seja, leva para o online os processos de atendimento e venda. Com essas duas principais questões, ainda é possível desenvolver outros tipos de estratégias relacionadas como o marketing digital e automação na captação de leads.

Primeiros passos no e-commerce

Se você pretende incluir o seu negócio no e-commerce, existem algumas coisas para organizar e conseguir otimizar o seu site. A princípio, catalogar seus produtos e descrever de forma simples e direta é o primeiro passo para entender como fazer a ponte entre você e seu cliente. Vale destacar que existem medidas essenciais de SEO para otimizar ainda mais o seu site e fazer seu produto ser visto.

Em seguida, é o momento de visualizar. Qual a plataforma ideal para realizar seu e-commerce? Lembrando que existem sites (lojas online) e também plataformas de vendas em redes sociais como o Instagram e o Facebook Market. Independente da sua escolha, a clareza, estética e organização dos seus produtos é extremamente relevante.

Com a plataforma de vendas selecionada e os produtos devidamente descritos e catalogados, chegou o momento de avaliar as possíveis formas de pagamento. Isso é mais simples do que parece e você pode escolher dentre várias opções, como: boleto, cartão de crédito, cartão de débito ou pix.

E-commerce X Marketplace

Comumente se pode confundir o que são e como se diferem MARKETPLACE de E-COMMERCE. Então vale a pena entender um pouco mais sobre os dois.

Marketplace, assim como o nome sugere, se trata de um ambiente para vendas. Ou seja, uma plataforma digital que já existe e você pode anunciar seu produto usando esse espaço. Alguns exemplos de marketplace são: OLX, Mercado Livre, Bom Negócio e eBay.

E-commerce, como comentamos no início do artigo, se refere ao comércio digital. Em outras palavras, você tem a liberdade de escolher onde e como montará a sua “loja”. Podendo, inclusive, usar plataformas de marketplace para montar sua loja online (como o que já acontece bastante em plataformas como o Enjoei).

Há ainda uma terceira opção também muito confundida com o e-commerce, que é a loja virtual. Neste caso, a diferença é que a loja virtual é nome dado ao site de vendas.

Estratégias com o e-commerce

Com o e-commerce bem estruturado, chegou a hora de vender. E é bem como dizer: quem não é visto, não vende. Ou seja, é o momento de criar estratégias para anunciar o seu produto e a sua loja. Nesse caso, com uma venda online, a ideia mais lógica é buscar alcançar os seus possíveis clientes através do marketing digital.

A Anelo Digital é especializada em negócios digitais e tem todos os recursos para elevar o seu e-commerce! Trabalhamos com estratégias de marketing digital como construção de sites e lojas onlines, social ads, Google ads, gestão de mídias sociais, growth marketing e SEO. Inove, cresça e prospere o seu negócio na Internet com a Anelo Digital.