Tráfego e conversão são fatores extremamente relevantes para direcionar suas campanhas de marketing, mas como vender usando-os? Vamos conhecer hoje em nosso blog como funciona o Ads e porque o tráfego e a conversão estão diretamente ligados a esta ferramenta.

O Ads se trata de uma ferramenta de divulgação em plataformas digitais. Existe, por exemplo, o Facebook Ads ou o Google Ads, nos quais estão disponíveis recursos onde é possível planejar e desenvolver estratégias de campanhas de marketing.

Para desenvolver uma campanha é essencial escolher qual o objetivo: fazer com que mais pessoas cliquem no seu site e conheçam seu produto; ou fazer com que mais pessoas se tornem clientes.

Tráfego e Conversão

Ao usar o Social Ads ou o Google Ads, é necessário entender os possíveis caminhos a serem seguidos para uma campanha de marketing digital efetiva.

Tráfego

O tráfego se resume ao fluxo. É a noção de que você tem a intenção de atingir um público específico (público-alvo) para prender o interesse deste público naquilo que você produz. As campanhas, em sua maioria, focadas em tráfego, objetivam trazer pessoas que têm interesses relacionados ao que você oferece na sua plataforma online. Em outras palavras, o foco é fazer com que possíveis clientes saibam da existência da sua empresa e lembrem-se do seu produto.

Conversão

Na conversão, o objetivo é mais específico. A intenção deste tipo de campanha é influenciar um público específico a fazer algo. Por exemplo, comprar, cadastrar e-mail ou até se inscrever para receber algum material digital.

Assim, podemos dizer que a campanha focada em conversão normalmente é direcionada para uma persona. Ou seja, neste caso, pessoas com maior probabilidade de encontrar o que procura a partir daquilo que o seu Ads está oferecendo.

Dessa maneira, pode-se entender o seguinte: o objetivo influencia completamente no formato do Ads. E, em diferentes cenários, existem prós e contras. Nesse caso, resta a dúvida de quando usar qual.

Faça a melhor escolha para sua campanha!

Ao compreender os objetivos das campanhas de tráfego ou conversão, resta escolher e criar estratégias de forma prática e bem direcionada. Para facilitar de vez a tomada de decisão, pode-se observar dois diferentes cenários:

1o cenário: Imagine que você quer que mais pessoas fiquem sabendo do setor de venda de sapatos esportivos da sua empresa. Nesse caso, você poderá avaliar qual tipo de pessoa se interessaria por essa classe de produto e, a partir disso, desenvolver uma campanha de TRÁFEGO.

Mas porque uma campanha de Tráfego? Porque a intenção desta campanha é fazer com que as pessoas saibam que no seu site ou em sua loja online, é possível encontrar sapatos esportivos. Conhecendo este fato, seu cliente lembrará da sua marca quando tiver interesse em fazer uma compra de artigos esportivos.

2o cenário: Sua empresa iniciou uma promoção nos produtos de sapatos esportivos. A campanha, neste caso, tem a intenção de fazer com que as pessoas comprem o produto em específico ou a categoria de produto específica. Ciente disto, é desenvolvido uma campanha de CONVERSÃO.

A campanha focada em conversão tem como objetivo alcançar e atrair pessoas que estão ativamente buscando o seu produto, como no exemplo, pessoas que querem e estão pesquisando o preço de sapatos esportivos.

Assim, será necessário traçar a persona. Em outras palavras, estuda-se qual tipo mais específico possível de pessoa que estaria em busca de um sapato esportivo. Para isso, se leva em consideração fatores como gênero, faixa etária, interesses e pesquisas recentes. Além de contas e páginas que a pessoa está associada nas redes sociais.

Conexão entre tráfego e conversão

Existem algumas maneiras para que, na mesma campanha, ocorra tanto tráfego quanto conversão. Um bom exemplo é pensar o seguinte: Suponha que a sua empresa de artigos esportivos escreva um eBook sobre sapatos esportivos.

Para divulgar o eBook, utiliza-se o foco da campanha em CONVERSÃO para incentivar as pessoas a baixarem este material. Porém, dentro deste mesmo eBook, além das informações sobre o produto, existem conteúdos interativos (hiperlinks) que levam aos blogs do site da sua empresa. Ou, até mesmo, às redes sociais da sua empresa. Dessa maneira, além de converter a pessoa, sua campanha também gerou tráfego.

A Anelo Digital é especializada em negócios digitais. Isso significa que sabemos tudo o que você precisa para criar a campanha ideal para o seu objetivo através do Ads. Na Anelo, podemos ir além, criando ativos digitais (site, loja, blog, redes sociais entre outros) e também ajudando a trazer clientes para o seu negócio.

Acreditamos no poder de inovar, crescer e prosperar o seu negócio na Internet. Clique aqui e saiba mais sobre os nossos serviços.